
O PROFESSOR

Ícaro Sales Cardoso é sociólogo de formação, formado na FAFICH - UFMG em 2011.
Desde a infância convive com as artes marciais, entre elas o Kung fu. A partir de 2011 vem estudando o Chi Kung e o Tai Chi Chuan no Institudo Cultural Chines em Belo Horizonte com a professora Rosana Chung (Chung Yu Shia) e Dr. Yeoung Chi Bor, onde se certificou.
Durante todo esse tempo recebeu treinamento individual com foco no ensino da forma simplificada de 24 movimentos do Tai Chi Chuan estilo Yang, e de outras seis modalidades de Chi Kung, dentre as inúmeras existentes na China.
Inicialmente procurou o Chi Kung como forma de aprimoramento da prática do Kung Fu, mas acabou experimentando uma surpreendente melhora na disposição física e mental, no Déficit de Atenção/Hiperatividade e o fim dos sintomas da sinusite.
Foi também aluno de Kung Fu estilo Wing Chun Chuen na Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence BH, sob orientação do SiFu Anderson Maia

Mestre Moy Yat, de pé, em foto formal com seu mestre Ip Man, o principal responsável pela difusão do Wing Chun na China e no resto do mundo, mestre também de Bruce Lee

Grão-Mestre Moy Yat, já mais velho, sentado diante de seu discípulo Léo Ymamura, brasileiro de São Paulo que estabeleceu seu treino com o Grão-Mestre em Nova Iorque, no tempo em que Moy Yat se estabeleceu ali.

Icaro Sales, de pé ao centro, na sua cerimônia formal de admissão na família Moy, em 2016, junto com seu SiFu, Anderson Maia, e acompanhado pelo Irmão orientador e pelos responsáveis por sua apresentação à família

Mestre Moy Yat, de pé, em foto formal com seu mestre Ip Man, o principal responsável pela difusão do Wing Chun na China e no resto do mundo, mestre também de Bruce Lee
Mais tarde veio o contato com o Wing Chun (ou Ving Tsun 咏春拳), como o complemento necessário para a experiência do Taiji Chuan como arte marcial, já que partilham os principais conceitos e métodos, claramente com enfoques diferentes. A preocupação com a distribuição do peso corporal, com o movimento dos quadris, com a proteção de uma linha central e o direcionamento da recepção e da emissão de energia, são todos ideais partilhados por ambos, e que têm contribuído muito para o entendimento mais profundo do Taiji e ajudado a elucidar muitos desses pontos para os alunos/praticantes.
Na linhagem ascendente do Wing Chun Chuan estão nada menos que o Grande Mestre Ip Man, grande responsável pela difusão do Wing Chun na China e no mundo e mestre também de Bruce Lee; e Mestre Moy Yat, nosso ¨bisavô¨ Kung Fu, que funda a escola e dá nome à linhagem.