top of page

BENEFÍCIOS DO TAICHI E DO QIGONG

Felizmente a área mais longa do site...

O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Já há algumas décadas que o Taichi Chuan vem tomando seu lugar no ocidente como uma prática terapêutica ou um esporte acessível. Isso veio despertar o interesse da comunidade científica ao redor do mundo que, com muita frequência, divulga estudos levantando um ou vários benefícios da práticaO Chi Kung, mesmo sendo parte fundamental do Taichi Chuan, ainda não alcançou a mesma notabilidade, mas vem ganhando cada vez mais espaço e sendo descoberto como a verdadeira "matéria" da qual o Taichi Chuan é feito. Quando falamos dos benefícios do Taichi Chuan, estamos falando essencialmente dos benefícios causados pelo ChiKung embutido nele.

Diferentemente de outros exercícios convencionais, o Taichi Chuan e do Chi Kung entregam uma sensação imediata de relaxamento e renovação, pois trabalha com a respiração profunda e consciente, associada a movimentos ritmados e suaves, aumentando o fluxo de oxigênio no sangue, nas extremidades e no cérebro. Imediatamente após a primeira prática já é possível sentir o corpo mais leve, a mente mais clara, os olhos brilhantes, a postura mais estável.

Abaixo vamos organizar os benefícios mais evidentes da prática:

  • Ativa a energia e equilibra a pressão sanguínea: as práticas respiratórias diminuem o estresse, abaixam a frequência cardíaca e aumentam o nível da energia Chi, que é a energia que alimenta o corpo, segundo a medicina chinesa;

Rochas do oceano
Tomando pressue sangue
Aula de Exercício Físico Idoso
Fisioterapia
Mulher loura de sorriso
Comprimidos no frasco boticário
  • Fortalece o sistema imunológico: Análises de sangue feitas pela Universidade de Pequim entre praticantes descobriu níveis mais elevados de leucócitos, hemácias e plaquetas, responsáveis por manter a resposta imunológica a agentes externos como frio, vento e bactérias.​ Sendo assim o consumo de medicamentos cai visivelmente.

  • Reduz a perda óssea: Um estudo de um ano feito em Hong Kong com 132 mulheres após a menopausa descobriu que aquelas que praticavam tai chi experimentaram significativamente menos perda óssea e menos fraturas do que aquelas que permaneceram sedentárias;

  • Melhora a circulação: a respiração profunda e ritmada harmoniza e aprofunda a frequência cardíaca. Isso enriquece o sangue em níveis de oxigênio, nutrientes e energia, permitindo aos vasos irrigarem os músculos, ossos, tendões, órgãos e tecidos com mais vigor. 

  • Fortalece os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações;

  • Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: Segundo Uma análise publicada no Journal of American Geriatrics Society", idosos que fizeram uma hora de sessões de tai chi de uma a três vezes por semana, por 12 a 26 semanas, foram 43% menos propensos a cair e tiveram metade da probabilidade de sofrer uma lesão relacionada à queda. O praticante aprende a concentrar e deslocar conscientemente seu peso e andar numa postura mais ereta, melhorando o equilíbrio e diminuindo as chances de cair e se machucar

  • Melhora o sono: O Taichi e o Chikung envolvem também um exercício de relaxamento e atenção, por isso é chamado por muitos de uma "meditação em movimento". Este aspecto reduz a agitação mental, o que aprofunda e tranquiliza o sono da noite, e cria uma mente mais clara e potente durante o dia. 

  • Combate de maneira evidente doenças de natureza crônica: doenças de fundo autoimune, doenças do sistema respiratório, enxaquecas, fibromialgia, dores musculares, dores nas articulações, artrite e artrose, etc.

  • Combate as "doenças do espírito": Um estudo com universitários da Nova Zelândia mostrou que o tai chi pode combater a depressão, a ansiedade e o estresse. Ele também melhora uma qualidade importante chamada autoeficácia – confiança na capacidade de realizar várias atividades e de superar obstáculos para fazê-las;

  • Aumenta a capacidade de atenção e concentração: executando as formas dos movimentos, o praticante exercita a atenção e a memória, melhorando sua habilidade na execução das várias tarefas do dia a dia;

VANTAGENS SOBRE OUTROS EXERCÍCIOS

 

Além dos benefícios descritos pelos estudos, a prática do Taichi tem algumas vantagens, o que facilita sua escolha sobre outros exercícios físicos, até mesmo sobre os mais completos como a Yoga:

  • É uma atividade de baixo impacto, adequada para pessoas de todas as idades e para a maioria dos estados de saúde, incluindo aqueles que há muito tempo são sedentários ou "odeiam" exercícios.

  • É uma atividade suave e relaxante que envolve respirações profundas, mas não faz suar nem deixa a pessoa sem fôlego.

  • Não coloca estresse desnecessário nas articulações e nos músculos e, portanto, é improvável que cause dor ou lesão.

  • Não requer equipamentos ou uniformes especiais, apenas roupas leves e confortáveis.

  • É uma atividade barata. Depois que a técnica apropriada é aprendida com um instrutor qualificado, torna-se uma atividade de baixo custo que pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora.

  • Os resultados benéficos, em geral, são percebidos rapidamente. Melhorias significativas envolvendo uma série de condições diferentes podem ser alcançadas com 12 semanas de exercícios feitos em sessões de uma hora duas vezes por semana.

MATERIAL PARA LEITURA

Contato
bottom of page